top of page

Vitor Loch Fornasa

WhatsApp Image 2021-07-04 at 2.52.35 PM.jpeg

Dando continuidade as nossas entrevistas, dessa vez com o irmão Vitor, Past Mestre Conselheiro.

Dados do entrevistado

Nome: Vitor Loch Fornasa

 

Idade: 21 anos

 

Situação: Sênior DeMolay

Graus e Ordens:
- Iniciático: 07/05/2016
- DeMolay: 24/09/2016
- Nobre Cavaleiro: 26/06/2021

Prêmios:

- PMC: Campanha Nacional de Incentivo à Excelência (CNIE).

Principais cargos:
- Mestre Conselheiro 2021/A

Perguntas

  • Conte-nos sobre seus primeiros anos dentro da Ordem Demolay.

Minha entrada na Ordem se deu em 2016, quando tinha 16 anos de idade, e desde então foram 5 anos como membro ativo. Nos primeiros anos criei novas amizades, tive aprendizados importantes, participei de confraternizações e de muitas filantropias. Não posso deixar de dizer que nos primeiros anos muita louça foi lavada também! Tudo isso contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, profissional e social de uma forma que jamais encontraria em outro lugar.

  • De quais eventos da Ordem DeMolay você já participou e qual deles foi o mais marcante? Por quê?

Nestes cinco anos, participei de congressos, taças, elevações e iniciações; e todos são singularmente marcantes. As iniciações, entretanto, por ser especial tanto para os que organizam quanto para os que tem a oportunidade de iniciar – e, também, por proporcionar boas risadas durante o evento – foram os eventos mais marcantes para mim.

  • O que mais você sente falta da época em que era DeMolay Ativo?

Não faz muito tempo que deixei de ser DeMolay Ativo, mas o que com certeza irá deixar saudades são as confraternizações.

 

  • Na sua opinião que tipo de contribuição a Ordem DeMolay pode dar à vida de um jovem?

A Ordem Demolay contribui muito na formação dos jovens. Traz experiência profissional e pessoal, traz oportunidades de liderança; muito conhecimento filosófico e, principalmente, convívio social. Mas claro, precisa de dedicação para alcançar os mais altos ensinamentos.

  • Um dos cargos mais almejados é o de Mestre Conselheiro, porém não é um cargo fácil, você foi um dos nossos MC, comente o motivo de ter se candidatado a esse cargo e seus desafios e conquistas mais marcantes em sua gestão e aproveite para dar uma dica aqueles irmãos que desejam assumir esse cargo no futuro.

Quando entramos na Ordem, desde começo queremos ser Mestre Conselheiro (comigo foi assim, e acredito que com meus irmãos também). Então, depois de uma certa bagagem dentro da Ordem, interpretei que eu tinha segurança e experiência para estar ocupando um cargo de liderança.

O maior desafio que enfrentei foi a pandemia, pois ela acabou esfriando a chama pela Ordem Demolay em alguns irmãos. Por isso, tomei para mim o objetivo de reascendê-la.
A dica maior é sempre se esforçar; estar 100% entregue e, claro, manter a chama da Ordem Demolay acesa. 

  • Você passou por um momento de grande dificuldade dentro da Ordem em relação a reativação das atividades e reuniões de forma presencial, por conta da pandemia, isso durante seu cargo de MC. Quais foram os desafios e dificuldades enfrentados?

Passamos por um período complicado da pandemia, não só o capítulo mas todo o mundo. Com notícias difíceis e muitas restrições, o capítulo teve pouco contato presencial. Tivemos irmãos se afastando e muitas mudanças ao longo da pandemia. Porém, apesar de demasiadamente complicado, este período também serviu para aprendermos: fizemos reuniões virtuais, planejamos mais e, com isso, juntos, fizemos o capítulo voltar. Logo, conseguimos colher alguns bons frutos no meio de toda a adversidade.

  • Qual foi o acontecimento mais marcante na sua vida como DeMolay até hoje?

Minha iniciação foi o acontecido mais marcante. Muitas palavras serviram para mim e então pude refletir e pensar nas minhas atitudes e melhorar como homem.

  • De que forma a Ordem DeMolay contribuiu para a sua vida social e profissional?

Tudo que fizemos dentro a Ordem é um aprendizado: as tarefas, os trabalhos, os erros... então tudo acaba afetando na vida pessoal, profissional e social. Para mim, conversar com outras pessoas e falar em público foi o que mais afetou positivamente.

  • Quais ensinamentos da Ordem você leva na sua vida diária?

Aprendemos muito, mudamos muito por causa da Ordem, levamos um pouco dela em cada decisão do nosso dia a dia. Acredito que companheirismo, empatia, sociabilidade, altruísmo, oratória e didática tenham sido os principais ensinamentos que fortaleci na Ordem DeMolay e que levo para a vida diária.

  • Para finalizarmos seguimos com uma pergunta de praxe mas muito importante, defina a Ordem DeMolay com uma palavra.

Construção.

Capítulo Braço do Norte n. 448 da Ordem DeMolay

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page