

OS OFICIAIS DO CAPÍTULO
Mestre Conselheiro
Ocupa a mesma posição de um presidente em qualquer outra organização, ele fica responsável pelo Capítulo. São deveres do Mestre Conselheiro: Verificar se os Estatutos e Regras do SCODRFB são cumpridos pelo Capítulo; verificar se os registros exatos são mantidos e as contas justas apresentadas; verificar se todos os relatórios e remessas ao Supremo Conselho são feitos na época oportuna; presidir as reuniões do Capítulo; nomear os oficiais que não sejam elegíveis; nomear Comissões Permanentes, Comissões de Visitação e Comissões Especiais; guardar observância dos Dias Obrigatórios durante o seu mandato no cargo; desempenhar todas as outras funções adequadas a seu cargo e aquelas destinadas a ele pelos estatutos do Supremo Conselho e do Grande Conselho em que seu Capítulo está localizado.
Primeiro Conselheiro
O Primeiro Conselheiro de um Capítulo deve estar preparado e sempre pronto para assumir os deveres e responsabilidades do Mestre Conselheiro. Deve aliviar o trabalho do Mestre Conselheiro deve acompanhar todos os assuntos do Capítulo e estar por dentro dos mesmos. Ele será o Presidente da Comissão de Auditoria.
Segundo Conselheiro
O Segundo Conselheiro tem o dever de treinar os novos iniciados em coisas básicas da ritualística e sobre a Ordem DeMolay. Esta função é de grande importância, pois seus ensinamentos são necessários para um iniciático participar de uma reunião. Além disso deverá cooperar zelosamente com os outros dois Conselheiros conforme prescrito por nosso ritual. Ele será o Presidente da Comissão de Ritualística.
Primeiro Diácono
Arrumar a Sala Capitular antes e depois das reuniões e auxiliar nos trabalhos ritualísticos do Capítulo.
Segundo Diácono
É o guarda interno do Capítulo. Além disso deve auxiliar o Primeiro Diácono em suas tarefas.
Primeiro e Segundo Mordomo
Cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos Oficiais. Manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Deverão ajudar os Diáconos a conduzirem os candidatos durante a cerimônia de iniciação
Mestre de Cerimônias
Deve conduzir as procissões prescritas em nosso ritual. É responsável por organizar a fila dos Oficiais e procurar da melhor forma possível substituir os oficiais faltantes.
Sentinela
Zelar, para que ninguém seja admitido às reuniões do Capítulo, a não ser que esteja plenamente qualificado. É o guarda externo do Capítulo.
Capelão
Conduzir o Capítulo nas orações
Escrivão
Redigir as atas e cuidar dos documentos do Capítulo. Deve recolher todas as correspondências do Capítulo e ler as cartas em reunião. Deve responder e enviar todas as cartas imediatamente quando solicitado.
Porta-Bandeira
É o guardião oficial da bandeira nacional. Deve apresentar a bandeira para que sejam cantados os hinos.
Tesoureiro
Deve cuidar da contabilidade do Capítulo. Apresentar quando solicitado um relatório sobre os gastos e saldo atual. Responsável pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Capítulo. Deve fazer a manutenção do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos.
Hospitaleiro
Apresentar sugestões para onde deve ser feito as doações do Capítulo e organizar os projetos filantrópicos.
Orador
É responsável pela interpretação dos ensinamentos repassados no Grau DeMolay.
Preceptores
São 7 (sete) preceptores. Eles devem substituir os oficiais do Capítulo em
caso de falta. Servir como adjunto em determinados cargos também é sua
função.
Organista
Escolher músicas para as reuniões e melhorar o ambiente. Deve sempre melhorar o
repertório do Capítulo, colocando e acertando as músicas às situações.
