top of page
23 instalação.png

ORDEM DEMOLAY

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens de ilibada moral e que tenham entre 12 e 21 anos. É fundamentada em sete princípios básicos, as virtudes cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Todo e qualquer Capítulo DeMolay trabalha de acordo com essas Sete Virtudes, que a todo instante são cobradas dos jovens que se iniciam.

Um jovem DeMolay tem a obrigação de ter essas Sete Luzes fazendo parte de sua vida, não somente diante dos outros DeMolay’s, mas também em sua vida social e profissional. Além destas virtudes, baseamos também nossos ensinamentos em três liberdades: Civil, representada pela bandeira de nossa pátria; Intelectual, representada pelos livros escolares; e Liberdade Religiosa, representada pelo Livro Sagrado. Através delas o jovem é incitado a exercer sua cidadania e liderança, a cultivar seu lado espiritual, bem como desempenhar seu papel na comunidade através de trabalhos voluntariados. A Ordem não tem a pretensão e não deseja, de forma alguma, tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola. 

Pretendemos, na verdade, através da busca pelo aperfeiçoamento, colaborar com um programa de ensinamentos que visam formação da cidadania em seus membros. Porém, como em qualquer outra atividade, um membro somente perceberá os benefícios da Ordem DeMolay na proporção de sua própria colaboração. Ao participar ativamente da programação do Capítulo, ele verificará que o retorno material e espiritual manifestar-se-á. Fará verdadeiras amizades e aprenderá a ter responsabilidade e autoconfiança. 

A organização tem se revelado pelos seus serviços de caridade, preparação de cidadãos e cooperação mútua. Nossa Ordem tem, genuinamente, assumida uma posição de imortalidade histórica, pelos seus relevantes serviços a favor de melhores líderes, para um melhor amanhã do mundo. Espalhada pelo mundo todo, a Ordem DeMolay se subdivide em Capítulos, que nada mais são do que grupos distintos, subordinados a um Supremo Conselho, que se reúnem quinzenalmente. Cada Capítulo é patrocinado por um grupo reconhecido de Maçons e assistido por um Conselho Consultivo. Em suma, investir em nossa instituição é investir no futuro do país, pois de lá sairão verdadeiros líderes, com elevados princípios, e preparados para assumir posições de destaque perante nossa sociedade.

A Ordem é inspirada na história de Jacques De Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV da França, acusado arbitrariamente de heresia e infidelidade à Igreja e ao Rei.

Há cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No Brasil, a ordem está espalhada por vários estados, porém existe apenas um Supremo Conselho reconhecido internacionalmente, o oficial no país, o SCODRFB-Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, com sede na cidade de Brasília-DF.

No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei nº 12.208, insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay.

Capítulo Braço do Norte n. 448 da Ordem DeMolay

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page