top of page

Sandro Volpato

Sandro.jfif

Começamos 2022 com uma bela entrevista, dessa vez com tio Sandro Volpato, Past Presidente do Conselho Consultivo.

Dados do entrevistado

Nome: Sandro Volpato

Idade: 49 anos

Situação: Maçom

Principais cargos: 

- Presidente do Conselho Consultivo

Perguntas

 

  • Como você considera sua relação com a Ordem DeMolay?

Minha participação na Ordem, ocorreu inicialmente em razão de meus filhos Antônio e Miguel, os quais integram o Capítulo de Braço do Norte, e, após representado minha Loja de Maçonaria Sabedoria e Fraternidade, como Presidente do Conselho Consultivo, e, em meu ver a Ordem tem importante objetivo de  criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

 

  • Você foi Presidente do Conselho Consultivo no ano 2021, passando por momentos de várias dificuldades por conta da pandemia. Conte-nos como foi os trabalhos e quais foram os desafios e dificuldades enfrentados?

A Ordem é o desafio dos sábios, o que por si indica a impossibilidade de esgotamento das possibilidades inúmeras que oferece aos que a integram, sejam como Irmãos ou Tios. Basta sensibilidade. Certamente o maior objetivo do ano de 2021, foi o rompimento dos grilhões do medo e da intolerância, para dar um recomeço ao Capítulo que se encontrava com as portas cerradas por período longo. A presença marcante dos Mestres Conselheiros Vitor e Caio, juntamente com os demais irmãos de Ordem, espelharam naqueles dias, as mais altivas virtudes da ordem, nos ideais de fé inabalável e coragem frente aos grandiosos obstáculos postos em frente do Capítulo. Foram determinantes e positivos, demonstraram que estamos formando lideres, capazes de agir com homens de verdade na adversidade, em que pese a pouca idade. Nossa Loja Sabedoria e Fraternidade, posso garantir, foi inundada pelo orgulho de patrocinar o Capitulo de Braço do Norte.

  • Quais foram as ajudas que contribuiu para o bom trabalho da Ordem em 2021?

Estive na Presidência do Conselho Consultivo, e, no meu olhar, esta função tem o objetivo de avivar a luz, representada por cada uma das velas acesas em nossas cerimônias, as quais, demonstram a esperança de termos um mundo melhor. Meu objetivo foi permitir e deixar fluir as potencialidades dos jovens que foram confiados a minha zelosidade. Neste ponto o Capitulo Braço do Norte, correspondeu firmemente.

  • Qual a importância da Ordem DeMolay na sua vida?

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, alicerçada na máxima “Educando-se o jovem, estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Através da Ordem podemos ter melhores cidadãos e líderes, e o Capítulo Braço do Norte tem atividades que desenvolvem e fortalecem a personalidade, enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.

 

 

  • Na sua opinião que tipo de contribuição a Ordem DeMolay pode dar à vida de um jovem?

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta fundada por Frank S. Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos. Nosso objetivo é que o jovem DeMolay, evolua, e seja um ser humano diferente após sua passagem no Capítulo. Seu espelho histórico é a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, famosa como Ordem dos Templários.

 

 

  • Se pudesse dar um conselho aos membros ativos do Capítulo, qual seria?

Minha mensagem ao Capitulo é para que não percam os bons princípios, façam a diferença na vida das pessoas. Sejam protagonistas, e, senhores de si próprios, não pela rebeldia, mas pelo valor de suas personalidades. Deixem suas pegadas, rastros visíveis, para a eternidade.

  • Defina a Ordem DeMolay com uma palavra.

Fé.

Capítulo Braço do Norte n. 448 da Ordem DeMolay

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page