top of page

Matheus Schlickmann

ticochev.jpg

Continuamos a nossa entrevista com o irmão Matheus, Past Mestre Conselheiro, Past Mestre Conselheiro Regional e Past Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

Dados do entrevistado

Nome: Matheus Schlickmann 

Idade: 25 anos 

Situação: Sênior DeMolay 

Graus e Ordens:

- Iniciático: 15/10/11

- DeMolay: 14/04/2012

- Nobre Cavaleiro: 19/09/2015

- Pacto Secreto: 20/05/2017

- Mestre da Cruz de Salém: 20/05/2017

- Cavaleiro Ex-Templário: 20/05/2017

Principais cargos que ocupou:

- Mestre Conselheiro 2014/B
- Mestre Conselheiro 2015/A
- Mestre Conselheiro Regional 2015/2016
- Mestre Conselheiro Estadual Adj 2016/2017

Honrarias: 

- Chevalier: 25/09/2021

Perguntas

  • Antes de começarmos conte-nos sobre seus primeiros anos dentro da Ordem DeMolay​, seus desafios e conquistas.

R: Entrei na ordem DeMolay com 15 anos e não tive problemas de adaptação, tinha muitos amigos e conhecidos que já participavam. Como qualquer outro membro, passei pelo período de adaptação, como iniciado, para em seguida assumir alguns cargos.

  • Qual a importância da Ordem DeMolay na sua vida?

R: Não tenho dúvidas de que é uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida. Fiz muitos amigos, contatos, aprendi e evolui muito.                                             

  • Para você, como foi a sua gestão de Mestre Conselheiro do Capítulo?

R: No período em que estive como Mestre Conselheiro o capítulo sediou um congresso estadual, organizou a festa de 15 anos de instalação e organizou uma Taça Tiradentes. Tais eventos tiveram sucesso graças a ajuda dos ativos e de vários tios e seniores, que viram tamanho compromisso e trabalho que o capítulo enfrentaria. Foi um período de muita união e trabalho.

  • Além de ser MC do nosso Capítulo, chegasse a pegar cargos a níveis regionais, como Mestre Conselheiro da sexta região, conte-nos a principal diferença entre os cargos e como foi a sensação de poder chegar a eles.

R: Como MC do Capítulo acredito que foi uma ótima preparação para os compromissos que viriam a frente, tive muita ajuda e aconselhamento de irmãos e tios que me incentivaram e auxiliaram em toda caminhada. Já fora do capítulo pude conhecer e entender como a ordem DeMolay funciona, ver o quão grande e importante ela é, a importância do trabalho do Grande Conselho e do Gabinete Estadual. Foi também muito gratificante conhecer e fazer amigos de outras cidades.

  • Na sua opinião que tipo de contribuição a Ordem DeMolay pode dar à vida de um jovem?

R: A Ordem DeMolay tem poder de contribuir de diversas formas com o mais heterogêneo grupo de jovens. Ela oportuniza a capacitação e aprendizado em várias esferas, convívio social, reafirmação de valores, formação de caráter, experiências em gestão e liderança, política, ações sociais, entre outras atividades executadas, que agregam em nosso modo de pensar e agir e nos preparam para a vida adulta.

  

  • Conte sobre os eventos da Ordem que você participou e de que forma cada um te marcou.

R: Tive oportunidade de participar de alguns eventos bem interessantes da Ordem, vários congressos em diferentes estados, e todos tem uma boa história, um aprendizado, uma amizade feita. Porém, os que mais me marcaram foram aqueles que estive participando da organização, seja do capítulo ou do gabinete. Participar da organização e ver o resultado de meses de trabalho sempre foi muito gratificante. Cito, o congresso sediado pelo capítulo, a festa de 15 anos e 2 CONAMESCOs.

  • O que mais você sente falta dos tempos de DeMolay ativo?

R: O contato frequente com os irmãos e as ações filantrópicas.

  • Se pudesse dar um conselho aos membros ativos do Capítulo, qual seria?

R: Que aproveitem a oportunidade que lhes foi dada.

  • Quais ensinamentos da Ordem você leva na sua vida diária?

R: É difícil citar, pois acredito que a ordem me influenciou em todos os aspectos, nenhum pensamento ou convicção, que eu tinha antes de entrar, se manteve exatamente o mesmo. Mas uma coisa que prezo muito é o companheirismo, acredito ter esse sentimento aflorado em virtude da ordem.  

          

  • Recentemente você recebeu o Grau Chevalier. Conte-nos sobre seu sentimento ao receber esta honraria.

R: Sentimento de dever cumprido e muita gratidão pelo reconhecimento.

Capítulo Braço do Norte n. 448 da Ordem DeMolay

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page