
Iuri Arent Wensing

Para dar continuidade as nossas entrevistas escolhemos o irmão Iuri Arent, Past Mestre Conselheiro, Past Mestre Conselheiro Regional, Past Ilustre Comendador Cavaleiro, para responder algumas de nossas perguntas.
Dados do entrevistado
Nome: Iuri Arent Wensing
Idade: 24 anos
Situação: Sênior DeMolay
Graus e Ordens:
- Iniciático: 29/09/2012
- DeMolay: 05/05/2013
- Nobre Cavaleiro: 19/09/2015
- Ébano: 17/09/2016
- Pacto Secreto: 20/05/2017
- Mestre da Cruz de Salém: 20/05/2017
- Cavaleiro Ex-Templário: 20/05/2017
- Cavaleiro da Fidelidade: 24/03/2018
- Cavaleiro da Chama Imortal: 24/03/2018
- Cavaleiro da Tríade: 24/03/2018
- Cavaleiro Anon: 20/05/2017
Principais cargos que ocupou:
- Mestre Conselheiro 2015/B
- Mestre Conselheiro Regional 2016/2017
- Ilustre Comendador Cavaleiro 2018
- Consultor do Conselho Consultivo 2021
Perguntas
-
Antes de começarmos conte-nos sobre seus primeiros anos dentro da Ordem DeMolay, seus desafios e conquistas.
Meus primeiros anos dentro da Ordem DeMolay acabaram sendo de pouco aproveitamento, pois eu era muito tímido e não levantava para falar ou tomava iniciativa nos trabalhos, apenas ia nas reuniões do capitulo e ajudava quando alguém pedia. Felizmente isso melhorou com o tempo e comecei a aproveitar mais meu tempo como DeMolay ativo.
-
Qual a importância da Ordem DeMolay na sua vida?
Fazer parte da Ordem DeMolay foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida, como já falei anteriormente, eu era muito tímido e tinha muita dificuldade de falar em público, e a ordem me proporcionou experiencias para melhorar esse meu lado. Não tenho duvidas que a Ordem DeMolay foi de muita importância para minha vida, proporcionando inúmeras amizades e ajudando no meu desenvolvimento como pessoa.
-
Quais ensinamentos da Ordem você leva na sua vida diária?
Além das sete virtudes da Ordem DeMolay, tento levar comigo diariamente os ensinamentos de tolerância, respeito e responsabilidade, os quais acredito ter aprendido muito durante o tempo que estive como DeMolay ativo.
-
Qual momento você julga como o mais marcante dentro da sua vida como DeMolay Ativo?
Acredito que foi o dia que tomei posse como Mestre Conselheiro do Capítulo, minha família e amigos estavam na cerimônia e foi um momento muito emocionante.
-
Você participou de vários eventos dentro da Ordem, diga-nos quais te marcaram mais e a importância de cada um para os irmãos Demolays.
As taças e congressos sempre foram muito marcantes e importantes por proporcionar grandes momentos com os irmãos do capítulo e região, porém tem um evento que gostaria de destacar, já que me marcou muito, a festa de 15 anos do Capítulo em 2015 pois foi um momento que estavam presentes demolays ativos, seniores e Tios que fizeram parte da história do capítulo.
-
Um dos cargos mais almejados é o de Mestre Conselheiro, porém não é um cargo fácil, você foi um dos nossos MC, comente o motivo de ter se candidatado a esse cargo e seus desafios e conquistas mais marcantes em sua gestão e aproveite para dar uma dica aqueles irmãos que desejam assumir esse cargo no futuro.
O desejo de ser MC foi aparecendo a medida que eu me dedicava e trabalhava mais pela ordem, de forma natural. Acredito que um dos principais desafios é assimilar a responsabilidade do cargo, pois qualquer coisa que acontecer de errado durante a gestão, a responsabilidade é sua, e conseguir ordenar e cobrar diversas pessoas é um desafio grande. Tenho como algumas conquistas durante minha gestão, conseguir fazer um arquivo novo para o capítulo que é usado até hoje, a realização de diversas filantropias, e conseguir realizar uma confraternização de dia dos pais, onde foi possível reunir muitos DeMolays ativos, Seniores, Tios e pais. Como conselho, acredito que quem deseja assumir o cargo de MC deve se dedicar a todos os cargos exercidos anteriormente, pois são fundamentais para aprender e se preparar para o cargo de Mestre Conselheiro, sempre tomar iniciativa para participar dos trabalhos do capítulo.
-
Aproveitando a última pergunta, estendo ela a nível regional e da Cavalaria, fosse em 2016/2017 Mestre Conselheiro Regional e em 2018 Ilustre Comendador Cavaleiro, comente sobre esses cargos e a diferença de desempenhar um cargo de liderança em um capítulo para um nível regional ou na Cavalaria.
Foram cargos que fiquei muito feliz em ter a oportunidade de exercer, são cargos diferentes com relação ao que é feito nos capítulos, enquanto no capítulo você tem toda parte administrativa, ritualística e filantrópica, nos cargos regionais você já não tem a parte de filantropia, então seria algo voltado a administração, principalmente no cargo de MC regional, que é importante ter organização e uma boa relação com os MCs e irmãos da região. O cargo de ICC é muito parecido com o cargo de MC, porém é importante ter uma preocupação maior com ritualística e a parte filosófica da ordem.
-
Após atingir a maioridade, muitos Demolays acabam se afastando da Ordem e as deixam um pouco de lado, mas isso não aconteceu com você, atualmente desempenha o cargo de Consultor do Capítulo, nos diga o que te inspira e motiva a continuar auxiliando nos trabalhos do Capítulo.
Como já falei anteriormente, a Ordem DeMolay é muito importante na minha vida, então sempre que for possível eu tentarei continuar presente, ajudando como eu conseguir, já que a Ordem me deu muitas experiências, oportunidades e ensinamentos, sempre vou querer estar por perto, para tentar retribuir de alguma forma tudo isso.
-
Dentro da Ordem várias amizades são feitas, imaginamos que não seja diferente com você, conte-nos um pouco das suas amizades que sem a Ordem poderia não existirem.
Já tenho quase 9 anos de Ordem DeMolay, então já foram muitas amizades feitas, hoje fico feliz de dizer que muitos dos grandes amigos que tenho eu fiz dentro da Ordem, tenho amizade com pessoas até 4 anos mais velhas ou mais novas do que eu, algo que se não fosse a Ordem seria muito difícil de se ter. Um exemplo disso, é a amizade que tenho com o Ir. Henrique Jeronimo, que é 3 anos mais novo que eu, na época ele iniciou durante a minha gestão de MC, hoje considero ele como um dos meus grandes amigos, e consegui acompanhar toda a trajetória dele dentro da ordem.
-
Para finalizarmos seguimos com uma pergunta de praxe mas muito importante, defina a Ordem DeMolay com uma palavra.
Amizade