top of page

Antônio Henrique Volpato

WhatsApp Image 2021-11-23 at 21.46_edited.jpg

Continuando nossas entrevistas, dessa vez com o irmão Antônio, Past Mestre Conselheiro e atual Mestre Conselheiro Regional.

Dados do entrevistado

Nome: Antônio Henrique Volpato

Idade: 19 anos

Situação: Demolay Ativo

Graus e Ordens:

- Iniciático: 07/05/2016

- DeMolay: 24/09/2016

- Nobre Cavaleiro: 27/07/2019

- Ébano: 26/06/2021

Principais cargos que ocupou/ocupa:

- Mestre Conselheiro 2019/B

- Mestre Conselheiro Regional 2021/2022

Perguntas

  • Conte-nos sobre seus primeiros anos dentro da Ordem DeMolay.

Eu iniciei na Ordem DeMolay com 14 anos de idade, no ano de 2016, na gestão que era presidida pelo então Mestre Conselheiro Renato Perin. Os primeiros anos foram muito marcantes, fiz novas amizades, aprendi inúmeras lições e participei de situações que até então não faziam parte da minha rotina. Através das novas amizades eu conheci a história do Capítulo Braço do Norte e sua importância, as reuniões eram muito marcantes devido aos ensinamentos e lições que elas me faziam recordar, e as filantropias foram e continuam sendo uma grande oportunidade de praticar a caridade e conhecer a realidade de muitas pessoas que estão passando por momentos de dificuldade.

  • Qual foi o acontecimento mais marcante na sua vida como DeMolay até hoje?

Não consigo citar um único acontecimento em específico, há inúmeros que foram marcantes na minha trajetória dentro da Ordem DeMolay. Para citar alguns, gosto sempre de recordar da minha iniciação, do primeiro congresso estadual que participei, das filantropias de natal que são sempre muito marcantes e também das minhas instalações como Mestre Conselheiro do Capítulo Braço do Norte e posteriormente da Região Sul. Todos esses acontecimentos contribuíram muito para a minha formação, e pretendo sempre recordá-los com muito carinho.

  • Na sua opinião que tipo de contribuição a Ordem DeMolay pode dar à vida de um jovem?

A Ordem DeMolay, através dos seus alicerces, relembra o jovem do caminho correto para ser um bom homem, um bom filho e um bom cidadão. Caso o jovem aproveite a sua experiência como DeMolay, ele terá a oportunidade de sempre lembrar dos seus deveres para com os seus pais, pátria e Deus. Com isso a Ordem DeMolay auxilia o jovem a trilhar o caminho correto e tomar as melhores decisões possíveis na sua circunstância pessoal e concreta.

  • Qual a importância da Ordem DeMolay para você e quais ensinamentos da Ordem você leva na sua vida diária?

A importância é imensurável, grande parte da minha juventude foi dedicada à Ordem DeMolay. Acredito que os maiores ensinamentos são aqueles que dizem respeito ao caminho que o jovem deve trilhar para ser um bom homem, filho e cidadão. No dia a dia, procuro relembrar tudo o que eu venho aprendendo ao longo de todos esses anos como membro da Ordem DeMolay, para na minha vida diária eu praticar de fato aquilo que deve ser feito.

  • Você foi um dos Mestre Conselheiros do nosso Capítulo, comente sobre a sua gestão, como alcançou esse cargo, quais aprendizados obteve e dê uma dica para quem almeja alcançar tão importante cargo.

Desde que eu iniciei na Ordem DeMolay o meu propósito foi servir e ajudar no que fosse necessário. Aos poucos eu fui assumindo funções de maior responsabilidade e quando a oportunidade de assumir o cargo de Mestre Conselheiro surgiu, aceitei o desafio. Liderar um grupo não é uma tarefa fácil, somos chamados a tomar decisões que impactarão a vida de outras pessoas, isso é uma imensa responsabilidade e um grande aprendizado. Aconselho os irmãos que possuem o interesse de assumir esse cargo a não serem movidos por mero interesse de poder e status, a liderança imposta não é um caminho saudável; agir corretamente, ser um bom amigo, justo, leal e pronto para servir quando a necessidade aparecer, além de torna-lo um homem melhor, trará bons frutos durante a caminhada. Tornar-se Mestre Conselheiro não deve ser o objetivo, mas sim a consequência de um trabalho bem feito.

  • A algumas semanas atrás você alcançou o cargo de Mestre Conselheiro Regional. Conte-nos sobre qual a sua sensação ao conquistar este cargo e quais são seus planos para sua gestão.

A sensação foi muito boa, é uma felicidade e uma honra representar os Capítulos da Região Sul de Santa Catarina. Agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada e espero cumprir com as responsabilidades que me são impostas. Os meus planos para essa gestão norteiam-se pelos princípios do exemplo e do serviço. Estarei à disposição dos Capítulos aqui da região para o que precisarem, procurarei ajudar com aquilo que estiver ao meu alcance, e, além disso, por eu estar ocupando um cargo de liderança, tenho a responsabilidade de ser um exemplo para os demais irmãos, então procurarei agir da melhor forma e promover os ensinamentos que eu julgo fundamentais para uma boa caminhada dentro da Ordem DeMolay. Entrando na situação de momento, estamos passando por um período de retomada das atividades presenciais dos Capítulos da nossa região, então procurarei contribuir com esse processo, ajudando com o que estiver ao meu alcance para os Capítulos retornarem da melhor forma possível, promovendo a integração e a ajuda mútua entre os Capítulos do sul de Santa Catarina.

 

  • Quais Irmãos te inspiram e inspiraram a continuar fazendo um trabalho tão notório dentro da Ordem?

Há inúmeros irmãos no Capítulo Braço do Norte que me inspiram a continuar trilhando um caminho dentro da Ordem DeMolay. Para citar alguns, gosto sempre de lembrar dos irmãos Vicente Volpato, Vinícius Niehues, Matheus Schlickmann, Iuri Arent e Gustavo Rech.

 

  • De quais eventos da Ordem DeMolay você já participou e qual deles foi o mais marcante? Por quê?

Participei de muitos eventos ao longo da minha jornada como DeMolay, como por exemplo os congressos estaduais, taças, elevações regionais, treinamento para Mestres Conselheiros, iniciações, investiduras e instalações por toda a Região Sul. Acredito que o mais marcante foi o primeiro congresso estadual que eu participei, ele ocorreu no ano de 2016 na cidade de Joinville, foi um congresso muito divertido, além da bela estrutura do Hotel Fazenda Dona Francisca, tive a oportunidade de me aproximar mais dos irmãos do Capítulo Braço do Norte, pois eu tinha acabado de iniciar na Ordem DeMolay, e conheci inúmeros irmãos e Capítulos do Estado de Santa Catarina, foi a primeira vez que eu contemplei a magnitude real da Ordem DeMolay.

 

  • Defina a Ordem DeMolay com uma palavra.

Oportunidade.

Capítulo Braço do Norte n. 448 da Ordem DeMolay

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page